O Grupo Ginástico Unicamp

O Grupo Ginástico Unicamp (GGU) é um grupo de extensão em Ginástica Para Todos da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Brasil. É composto por aproximadamente 40 integrantes, estudantes e profissionais de educação física e de diversas outras áreas. Tem como objetivo promover a prática da Ginástica Para Todos (GPT) a partir de uma proposta pedagógica que tem sido desenvolvida desde o início da trajetória do grupo em 1989 constituindo-se num espaço formativo para seus integrantes, além de divulgar sua proposta em diversos contextos e fomentar seu desenvolvimento por meio de pesquisas.

A Ginástica Para Todos é uma prática que reúne diferentes interpretações da ginástica e dialoga com outras linguagens, incorporando elementos da dança, do jogo, da luta, do teatro, do circo e de outras manifestações culturais, de forma participativa, inclusiva, colaborativa e não competitiva.

A partir desta perspectiva de Ginástica Para Todos, o GGU busca, por meio do trabalho coletivo, proporcionar aos seus integrantes o desenvolvimento de valores humanos e possibilitar a apropriação de conhecimentos diversos relacionados à prática da GPT e da cultura de um modo geral.

De fato, a coletividade tem marcado a proposta do GGU desde o seu início, principalmente nos processos de criação das composições coreográficas. Outra característica que merece destaque é a pesquisa com materiais não convencionais para a prática da ginástica, podendo ser apropriado e/ou ser inspiração em diferentes contextos/realidades.

O GGU tem difundido sua proposta de GPT por meio de apresentações coreográficas, oficinas, cursos, palestras, tanto no Brasil como no exterior. Ao longo de seus 27 anos apresentou-se em diversos países como Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estônia, Finlândia, Holanda, Hong Kong, Itália, Japão, Portugal, Suécia e Suíça, tornando-se uma referência nacional e internacional no assunto. A partir dessas viagens o grupo pode estabelecer importantes intercâmbios internacionais, que têm beneficiado seus integrantes e demais especialistas que atuam na área.

Todo este trabalho tornou o GGU uma importante referência de formação continuada para profissionais da Educação Física, bem como de produção do conhecimento na área.

Para conhecer mais detalhadamente a história e a proposta do GGU consulte o texto a seguir, extraído do livro comemorativo de seus 25 anos, publicado em 2014.

Extrato do livro: PAOLIELLO, Elizabeth; TOLEDO, Eliana; AYOUB, Eliana; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; GRANER, Larissa. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas, Editora da Unicamp, 2014.

© 2014 Grupo Ginástico Unicamp - Faculdade de Educação Física - UNICAMP      fotos: Raggi Photo      website: Pratza